Conforme previsto no contrato de concessão da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), vão ser instalados radares de velocidade nas regiões do Vale do Caí e da Serra Gaúcha. Os locais exatos para a implementação dever ser definidos pelo poder concedente.
Nesta quinta-feira (3), a concessionária instalou um novo equipamento experimental na ERS-122, no km 92, em Flores da Cunha. A CSG destaca que, neste estágio, a tecnologia não tem o objetivo de multar e está sendo utilizada exclusivamente para teste de monitoramento e análise de tráfego.
Na fase atual, considerada experimental, a concessionária está avaliando os fornecedores dos equipamentos e, aguarda para que quando os pontos de instalação dos radares ou lombadas eletrônicas forem definidos, serão devidamente instalados. A localização de cada um depende do poder concedente. Após, as posições definitivas e os limites de velocidade serão divulgadas.
Quando os radares estiverem autorizados para operar oficialmente como controladores de velocidade, a gestão, o controle e a emissão de multas por excesso de velocidade são responsabilidade dos órgãos públicos competentes. A concessionária não possui autoridade para emitir multas.