A tradicional RA CIC Caxias reuniu, como palestrantes, nesta segunda-feira (18) dois integrantes da Diretoria de Planejamento, Economia e Estatística da entidade. O diretor de Relações Institucionais da Randoncorp, Joarez Piccinini e o diretor Administrativo da Livraria Rossi, Marcos Rossi Victorazzi. Na oportunidade, os dois dirigentes falaram sobre os desafios e potenciais da economia de Caxias do Sul, além de apresentar uma visão sobre o cenário econômico interno e internacional.
Primeiro a participar do encontro e falando ao empresariado local, o diretor de Relações Institucionais da Randoncorp, Joarez Piccinini, apontou algumas colocações em relação a economia da cidade e informações estratégicas sobre os setores da indústria e o comércio internacional. Segundo Piccinini, muitas das coisas do Brasil depende do próprio país. Ele reconheceu que o Brasil está inserido no contexto global e recebe efeitos, principalmente os negativos, pelo próprio efeito global devido a uma situação do que chamou de “rearranjo geopolítico”. Mas o desafio, na opinião de Piccinini, é fazer o dever de casa.
Já para o diretor Administrativo da Livraria Rossi, Marcos Rossi Victorazzi, na discussão envolvendo a economia, principalmente local, Caxias do Sul precisa ter estratégias que busquem enfrentar os problemas de ordem logística, quando empresas sofrem para transportar a matéria prima desejada para a produção e, consequentemente, por outro lado, enviar os produtos aqui produzidos para o centro do país e nas exportações.
A próxima RA CIC Caxias acontecerá na segunda-feira (25) e terá a presença do diretor Técnico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (FEPAM/RS), Gabriel Simioni Ritter. Ele vai abordar o tema “Inovação e sustentabilidade: o papel da FEPAM na reconstrução resiliente do Rio Grande do Sul”.