No último final de semana, dos dias 15 a 17 de novembro, ocorreu em Santa Cruz do Sul o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), um festival de arte amadora que acontece anualmente no Rio Grande do Sul e é considerado o maior festival cultural amador da América do Sul. O Centro de Tradições Gaúchas Ronda Charrua, de Farroupilha, sagrou-se campeão pela terceira vez da categoria Força A, a principal da competição.
O evento aconteceu no Parque da Oktoberfest, em Santa Cuz do Sul, foi promovido pelo Movimento de Tradições Gaúchas (MTG) e contou com a participação de 4.500 competidores de 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul, disputando em 25 modalidades diferentes. A finalíssima da Força A reuniu 20 invernadas classificadas previamente, tendo o CTG da cidade da Serra sido declarado campeão no domingo.
Sabrina Ronda, coordenadora da invernada adulta do CTG Ronda Charrua, diz que a “ficha ainda não caiu” pela conquista desse título tão importante para a entidade.
Uma marca do CTG Ronda Charrua segundo Sabrina, é o gosto por estar perto dos outros CTG’s, o gosto pelo calor humano, e isso trouxe resultado.
Esse foi o tricampeonato do CTG Ronda Charrua em sua história no ENART. Além do título conquistado em 2024, o CTG farroupilhense foi campeão em 1990 e também em 2013.