Na última semana foi instituído o Programa Municipal de Recuperação e Manutenção da Fertilidade dos Solos da Propriedade Rural Caxiense. A iniciativa tem como objetivo estimular o uso sustentável dos solos pelos produtores rurais, preservar a fertilidade e produtividade agrícola e evitar o êxodo rural. A publicação no Diário Oficial do Município ocorreu na última quinta-feira (5).
O programa garantirá subsídio ao serviço de mecanização agrícola e ao transporte de insumos, com a utilização de equipamentos próprios ou terceirizados pelo município. Conforme o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal da Agricultura, Dalcionei Pasin, para usufruir dos serviços do programa, o produtor deverá atender a alguns critérios, como possuir propriedade rural no município de Caxias do Sul e ter inscrição estadual com movimentação mínima de venda de 12 salários-mínimos no ano anterior.
Os serviços de mecanização agrícola contemplados pelo programa consistem em lavração, gradagem, subsolagem, encanteiramento, reservação de água, estradas internas e práticas conservacionistas, e demais serviços que melhorem a infraestrutura das propriedades rurais e permitam o uso racional dos solos agrícolas. Já os insumos que podem ser transportados são calcários, cinza calcítica, compostos orgânicos e outros corretivos de fertilidade química do solo.
O pagamento da parte não subsidiada, pelo produtor rural, será realizado através de Documento de Arrecadação de Receitas Municipais (DARM), sendo o crédito efetuado na conta especial do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural.
Para acessar ao programa, os moradores do 1º Distrito podem ligar diretamente para a secretaria da agricultura, já os agricultores das demais localidades podem entrar em contato com a subprefeitura mais próxima. Atualmente, o município conta com mais de 20 operadores de máquinas para realização dos serviços. A expectativa é que o programa beneficie cerca de 300 agricultores durante o ano.