Ao longo desta semana, o internauta se viu rodeado de anúncios de promoções, descontos e ofertas especiais do “Dia Mundial do Consumidor”, comemorado neste 15 de março. Relatos de golpes não são raros nesse período, principalmente, quando se trata de compras feitas pela internet. Com isso, os órgãos de defesa do consumidor também acabam sendo muito acionados para coibir práticas abusivas.
Em busca de minimizar estes problemas e orientar ao consumidor, o Procon intensifica os trabalhos neste período para reforçar os direitos de uma compra justa. Atualmente, o Procon Caxias registra cerca de 80% de resolutividade dos casos que chegam ao órgão. O coordenador, Jair Zauza, explica os prazos que o consumidor precisa se atentar e traz os resultados do trabalho do órgão no município.
Ainda segundo Jair Zauza, outro passo importante é compreender completamente as condições da oferta ajuda a evitar surpresas desagradáveis ou decepções após a compra, estar atento a sinais de marketing exagerado ou linguagem enganosa pode ajudar a identificar promoções que são muito boas para serem verdadeiras. O Procon serve como mediador entre os consumidores e fornecedores de produtos e serviços, em caso de conflitos devem ser consultados.
Neste ano, o Procon de Caxias do Sul aproveita a comemoração para realizar a inauguração da sua nova sede. Na próxima terça-feira (19), às 8h, acontece a cerimônia de inauguração da sede, localizada na Avenida Itália, 109.
Para mais informações, dúvidas, orientações, reclamações ou denúncias, os canais disponíveis para o consumidor são o site do Procon Caxias do Sul (www.proconcaxias.com.br), o telefone 151 e WhatsApp (54)99929.8190 (somente mensagens). O atendimento presencial é na Avenida Itália, 109, bairro São Pelegrino, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.