Uma possível dor de cabeça. Isso que pode acontecer quando o passageiro é obrigado a despachar a mala de mão em uma viagem de avião. No entanto, essa obrigação é legalizada?
Gabriel Vidal, de 27 anos, estava embarcando para uma viagem internacional quando foi parado por uma funcionária e obrigado a despachar sua mala de mão, entretanto, ele não permitiu.
Lara Cusin, de 25 anos, também presenciou uma cena parecida em novembro de 2023 quando estava no processo para entrar no avião em direção a São Paulo. Ela também conseguiu evitar que sua mala fosse despachada, mas quem estava atrás dela na fila, não teve tanta sorte.
Mas o que une essas duas histórias é um fator: ambos compraram passagens com valores promocionais. Porém, isso não é algo que deveria causar um problema. O coordenador do Procon de Caxias do Sul, Jair Zauza, destaca o que está ou não do direito da companhia aérea exigir do passageiro.
Por lei, todo passageiro tem direito a levar consigo uma bagagem de mão gratuita, com, no máximo, 10 kg, além de uma bolsa menor com pertences pessoais e eletrônicos. Essa mala ou mochila pode ser acomodada nos espaços acima ou abaixo do assento, mas cada companhia aérea determina as dimensões máximas de comprimento e largura. Caso passe por algum constrangimento na hora do embarque, o consumidor pode realizar uma denúncia ao Procon, pelo número 151 ou WhatsApp (54) 99929-8190.