A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou novos alertas com vigência até próximo às 15h de segunda-feira (17). Nos avisos, é destacado o risco de deslizamentos de terra e cheias de arroios e rios nas áreas do Vale do Taquari, Serra Gaúcha , Serra do Mar, Vale do Caí e Vale do Rio Pardo.
No comunicado é dito que “em razão dos volumes expressivos de chuva dos últimos dias e das características topográficas desses locais, a Defesa Civil estadual está alertando a população que mora em áreas de risco já monitoradas ou áreas com declives e encostas nas regiões da Serra, Litoral Norte (Serra do Mar), Vale do Taquari, Vale do Caí e Vale do Rio Pardo sobre o risco geológico para ocorrências de movimentos de massa (deslizamentos de terra e quedas de barreira),” destacam no alerta.
A Defesa Civil ainda recomenda que, para aqueles que residem nessas áreas de risco, é preciso observar sinais como: barulho de galhos e raízes quebrando, o aumento significativo do fluxo de água nas encostas, fendas no terreno, árvores, postes ou cercas inclinadas ou com saliências, barulhos ou tremores do piso ou paredes de sua casa. Se observar quaisquer sinais desses indicados acima, é preciso que saia imediatamente do local e acione as forças de resposta: 193 para Corpo de Bombeiros e 190 para Brigada Militar.
Além disso, destacam que um grande risco de inundação de córregos, arroios e pequenos rios. Qualquer emergência ligue para 190/193 e se já reside em locais com histórico de alagamentos ou inundações, procure sair com antecedência das áreas de risco e fique em local seguro.
1 comentário
Do tenho a lamentar pedir forças a Deus para não desistr…