A Black Friday, que ocorre até 29 de novembro, é considerada um dos melhores períodos de compras pelos consumidores. No entanto, o arrependimento pós-compra é comum para alguns, e entender os direitos para troca ou devolução de produtos é essencial.
O Código de Defesa do Consumidor estabelece que, para produtos adquiridos pela internet, o cliente tem até sete dias após a compra ou entrega para solicitar a devolução, sem qualquer custo adicional. A recomendação é que o pedido de cancelamento seja registrado por escrito.
Entre os principais motivos para a troca de produtos adquiridos nesse período estão a qualidade abaixo do esperado, defeitos, problemas de modelagem ou tamanho, insatisfação com a cor ou aparência do produto, e questões logísticas, como atrasos ou entrega incorreta.
O diretor do Procon de Caxias do Sul, Jair Zauza, alerta para a necessidade de ficar atento a práticas abusivas de preços e lembra as diferenças entre as trocas de produtos comprados online e em lojas físicas.
O Procon orienta que, para garantir os direitos, o consumidor mantenha todos os registros da compra e das comunicações com a empresa, especialmente durante períodos de alto consumo, como a Black Friday.