A partir das 9h44 deste domingo (22) a primavera 2024 iniciou no Hemisfério Sul. A estação chega com todo o charme e as cores que tem direito. Até o dia 21 de dezembro a estação comanda o clima. Neste ano, a primavera será diferente do último. O principal fator está associado a ausência dos fenômenos La Niña e El Niño neste início de estação. Entretanto, um resfriamento deve acontecer no decorrer da estação podendo trazer um La Niña para o Rio Grande do Sul, porém a condição deve ser mais moderada e rápida que as anteriores.
A análise da MetSul Meteorologia é de que as temperaturas fiquem mais altas que o normal neste ano para a época. Mas a instabilidade e temporais não estão descartados já nos primeiros dias de primavera. A meteorologista Estael Sias detalha as condições esperadas para os próximos três meses.
Mesmo com a chuva o calor vai estar presente constantemente em temperaturas acima das normais para a época do ano. Essas ondas de calor vão atingir toda a região Sul do Brasil. Muitas cidades terão marcas de até 15ºC a mais do que o normal para o final do mês de setembro.
MÊS A MÊS DA PRIMAVERA 2024:
Outubro: chuva dentro da normalidade na maioria das regiões, com valores acima da média na faixa norte.
Novembro: chuva ligeiramente abaixo da média na maior parte do Rio Grande do Sul.
Dezembro: chuva abaixo da média em todo o Rio Grande do Sul, sendo mais seco na faixa leste.