Na manhã desta terça-feira (11), a Prefeitura de Caxias do Sul realizou o sorteio de 40 números para a ocupação das bancas do Centro de Capacitação e Comércio. O processo foi conduzido pelo diretor da Central de Licitações, Leonardo Weinert Corrêa. A estrutura, localizada na Rua Sinimbu, abrigará comerciantes que atualmente utilizam as calçadas das ruas Dr. Montaury e Marechal Floriano, no Centro.

Além do espaço físico, o local vai oferecer capacitação aos ambulantes, incluindo suporte com tradução para o francês, por meio do Núcleo de Extensão da Universidade de Caxias do Sul.
De acordo com o secretário de Urbanismo, Adriano Bressan, 47 vendedores participaram do chamamento público promovido pela prefeitura, número que corresponde a pouco mais da metade das vagas inicialmente previstas. Segundo Bressan, essa fase do processo é considerada a “etapa final“ . “Agora, serão feitos os últimos ajustes, e a previsão é que a ocupação do espaço e o início das atividades ocorram em março”, afirmou.
Entre os contemplados está Florencio Mishti, peruano residente em Caxias do Sul desde 2008. Durante a pandemia, ele viu no comércio de bijuterias e artigos temáticos do país de origem uma oportunidade de renda, vendendo produtos nas proximidades da Praça Dante Alighieri. Agora, ele vai ocupar um dos espaços no Centro de Comércio, o que, segundo ele, representa uma nova fase para o negócio.

O diretor de Fiscalização da Secretaria do Urbanismo, Rodrigo Lazzarotto destaca que após o início do funcionamento do Centro de Capacitação e Comércio, caberá à secretaria fiscalizar para que o comércio ambulante não retorne para as ruas do município.
Conforme a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI), que gerenciará o espaço, todos os comerciantes serão microempreendedores individuais (MEIs) e, os que ainda não são, passarão pelo processo de formalização, com o apoio da Sala do Empreendedor.
1 comentário
No fim, todos saem ganhando. Os ambulantes que agora tem um espaço digno para trabalhar, com banheiros, treinamento e longe das intempéries e a comunidade que ganha mais espaço para circular nas calçadas. Muito bom .