Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Loja
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • História e Memória
    • Rádio Caxias 80 anos
    • Esportes na Onda 80 anos
Rádio Caxias Rádio Caxias
Rádio Caxias Rádio Caxias Rádio Caxias Rádio Caxias
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Loja
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • História e Memória
    • Rádio Caxias 80 anos
    • Esportes na Onda 80 anos
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Prefeitura decreta situação de emergência após temporais atingirem cerca de 30 mil famílias em Caxias do Sul

  • Jonatan Mombach
  • 06/08/2026
Foto: Divulgação | Prefeitura de Caxias do Sul

A Prefeitura de Caxias do Sul decretou nesta quinta-feira (6) situação de emergência nível 2 em razão dos temporais registrados nos dias 28 e 29 de julho. O Decreto nº 24.429 foi publicado no Diário Oficial do Município após levantamento realizado pela Defesa Civil e demais secretarias, que apontou os impactos causados pelas chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo. Com a publicação, o município aguarda agora a homologação da medida pelos governos do Estado e Federal.

Em apenas 48 horas, Caxias do Sul registrou 142 milímetros de chuva – volume próximo aos 158 milímetros previstos para todo o mês de julho -, além de rajadas de vento superiores a 65 km/h e ocorrência de granizo. Os temporais deixaram 554 residências destelhadas, provocaram queda de árvores e galhos, causaram 11 deslizamentos de terra e interromperam o funcionamento de 29 semáforos devido à falta de energia elétrica, gerando transtornos em diferentes regiões da cidade.

Após os eventos climáticos, as equipes da Prefeitura realizaram mais 120 intervenções para minimizar os danos, incluindo a desobstrução de bueiros, a retirada de mais de 100 árvores e galhos caídos e a limpeza de três barreiras de terra no interior do município. Também foram distribuídas mais de 3 mil telhas e cerca de 30 mil metros quadrados de lona para atender as famílias atingidas. Seis famílias ficaram desabrigadas e foram acolhidas pelo município, enquanto outras 21 buscaram abrigo na casa de familiares.

De acordo com o laudo elaborado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, os efeitos dos temporais atingiram, direta ou indiretamente, todo o território de Caxias do Sul, impactando aproximadamente 30 mil famílias.

O documento destaca que um dos principais reflexos da tempestade foi a interrupção do abastecimento de água, que afetou cerca de 71% da população. Com o reconhecimento da situação de emergência, a Prefeitura busca agilizar o acesso a recursos e medidas de apoio para a recuperação das áreas afetadas.

Tags:
  • caxias do sul
  • deslizamentos de terra
  • estragos
  • fortes chuvas
  • Situação de emergência
  • temporal
Jonatan Mombach
Jonatan Mombach

Artigo Anterior
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Operação da Polícia Civil prende três suspeitos e apreende drogas, armas e R$ 80 mil em Caxias do Sul

  • Redação
  • 06/08/2026
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque 01
  • Notícias
  • Segurança

Brigada Militar apreende arma de fogo e drogas no bairro Santa Fé

  • Redação
  • 07/08/2026
ler post
Mais notícias
ler post

Agenda da semana destaca eventos de saúde, empreendedorismo, liderança, solidariedade e fé em Caxias do Sul e Porto Alegre

  • 05/11/2026
ler post

Eleições legislativas nos EUA ampliam pressão sobre governo Trump, avalia especialista

  • 05/11/2026
ler post

Brigada Militar apreende duas armas de fogo no Bairro Esplanada, em Caxias do Sul

  • 05/11/2026
Leia também
  • Agenda da semana destaca eventos de saúde, empreendedorismo, liderança, solidariedade e fé em Caxias do Sul e Porto Alegre
  • Brigada Militar apreende duas armas de fogo no Bairro Esplanada, em Caxias do Sul
  • ERS-122 terá bloqueio total no Contorno Norte de Caxias do Sul para detonação de rochas nesta quinta-feira
  • Torcedores esgotam lote promocional em três horas para Juventude e Botafogo-SP
  • Caxias analisa situação de goleiro do Santos
  • Vereador Pedro Rodrigues se manifesta após carta emitida pelo PL
Últimos vídeos
  • CAMPO NEUTRO 05/11/2026Esportes · 05/11
  • ESPORTES NA ONDA + LANCE DIRETO 04/11/2026Esportes · 05/11
  • ESCOLHIDO O NOVO PROCURADOR GERAL DO ESTADO COM DR. RAFAEL CÂNDIDO | 05/11/2026Jornalismo · 05/11
  • 13ª ALDEIA SESC CAXIAS DO SUL COM A CARINA MONTEIRO | 05/11/2026Jornalismo · 05/11
  • GIRO ESPORTIVO 05/11/2026Esportes · 05/11
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Rádio Caxias Rádio Caxias
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Lançamento

Livro Rádio Caxias 80 anos

Há 80 anos, a voz da cidade

Histórias inéditas, as vozes que marcaram gerações e fotografias raras de oito décadas da Rádio Caxias.

Onde comprar

🛒Livraria RossiCompre online · R$ 80,00› Livraria do Arco da VelhaPeça pelo WhatsApp (54) 99130-5985›
Prefere que a gente entre em contato? Deixe seu contato

06/08/2026 - Atualizado em 06/08/2026 - 20:37

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar