Nesta sexta-feira (19), o município de Caxias do Sul firmou um termo de cooperação técnica com a Rio Grande Energia (RGE) para a implementação do programa Arborização + Segura. O projeto tem como intuito identificar e substituir árvores que oferecem riscos à segurança da população devido ao seu estado fitossanitário comprometido ou à interferência em estruturas urbanas, como o rompimento de calçamentos, a obstrução da iluminação pública, e a interferência nas redes de água, esgoto e energia.
O programa terá como etapa inicial, um levantamento prévio e um inventário que deverá ser apresentado à Secretária de Meio Ambiente (SEMMA), seguida por uma análise técnica com base no Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU).
O projeto almeja ainda o plantio inicial de mil mudas nativas pela RGE em locais definidos pela SEMMA. A compensação ambiental será de uma árvore nativa para cada exemplar exótico suprimido e de cinco nativas para cada árvore nativa removida. O plantio terá como prioridade árvores de pequeno porte, que não causem consequências para a rede elétrica.
O programa Arborização + Segura já está em andamento em aproximadamente 60 municípios da região. Em 2023, a RGE plantou mais de 10,5 mil árvores em toda a área de concessão, com um investimento que ultrapassa os R$ 2,3 milhões.