Como estão os processos burocráticos para que o projeto de construção do novo Aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, saia do papel?
A pergunta foi tema de entrevista na manhã desta terça-feira (23) na Rádio Caxias com a secretária Municipal de Planejamento, Margarete Bender. De acordo com ela, o projeto do empreendimento se encontra em análise na Secretaria da Aviação Civil (SAC), em Brasília. Segundo a secretária, se trata da chamada “5ª entrega”, ou seja, a parte revisional de todo o processo e o segmento fundamental para a construção do novo Aeroporto de Vila Oliva, compreendendo, o fechamento do orçamento estimado, na parte de infraestrutura, em torno de R$ 180 milhões. Essa parte contempla, conforme Margarete, dois momentos: o primeiro a infraestrutura de fato e, o segundo, uma supraestrutura, que seria o terminal de passageiros e toda a parte complementar do local.
Segundo Margarete, a partir da elaboração da conclusão do termo de referência, se inicia a licitação de obras de terraplanagem e infraestrutura.
Em relação aos então R$ 200 milhões até então destinados para a execução da primeira parte da obra, a secretária afirmou que será necessária uma atualização com novos recursos.
Conforme a Secretária, outras iniciativas seguem, em paralelo, com conversações entre a prefeitura de Caxias do Sul e o Estado. Tudo está correndo na medida em que houve a definição da estrutura viária da composição de todo o complexo ligando Caxias do Sul também com outras regiões como a das Hortênsias.
Confira, em áudio, a entrevista completa com a secretária Municipal de Planejamento, Margarete Bender, durante o programa Jornal da Caxias desta terça-feira (23), na apresentação do jornalista Tales Armiliato.