Na manhã desta segunda-feira (22), uma comitiva integrada pelo prefeito Adiló Didomenico, acompanhado pelo presidente da AMOB, Amarildo de Borba, e engenheiros da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), visitou as instalações da Unidade Básica de Saúde (USB) do Centenário. O posto de saúde foi comprometido com as fortes chuvas que assolaram a cidade no mês de maio.
O prédio teve seu fechamento definitivo decretado em junho após a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entender que a estrutura não possuía plenas condições de seguir os atendimentos com segurança, devido a rachaduras e o risco geológico do terreno. O diretor de projetos da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, engenheiro Reinaldo Toscan Neto, relatou sobre como ocorreu a vistoria do local.
Os engenheiros técnicos da prefeitura se reunirão para fazer um novo levantamento de riscos e definir uma possível reabertura da unidade para o atendimento ao público. O novo estudo deve estar concluído ainda esta semana.
Após o fechamento definitivo da UBS Centenário, aconteceram várias reuniões promovidas pela Secretaria da Saúde na comunidade, tendo em vista informar sobre os atendimentos e as condições do prédio, que passou por adaptações há alguns anos para receber a unidade de saúde. Os pacientes que tinham como referência a unidade, passaram a ser atendidos momentaneamente por outras UBSs da Zona Norte (Fátima Baixo, Santa Fé, Belo Horizonte e Vila Ipê).
Futuramente também poderão buscar atendimento na UBS Parque Oásis, com previsão de reinauguração nas próximas semanas, e mais adiante, na UBS Caminhos do Meio, que ficará no Loteamento Victório Trez, e entrou em fase final de atualização de orçamentos de licitação.