Após a corrida desenfreada da população em busca de gasolina, na manhã desta sexta-feira (3), os postos de Caxias já apresentavam a falta de combustíveis. A redução afetou, inclusive, o Transporte Coletivo da Visate, que conforme o plano emergencial apresentado pela concessionária e aprovado pela Secretaria de Trânsito, nesta sexta-feira (03), está operando com os horários da tabela dos sábados, ou seja, redução de 50% dos horários em todas as linhas do município.
Em entrevista à Rádio Caxias, o presidente do Sindicato Comércio Varejista Derivados de Petróleo (Sindipetro) da Serra Gaúcha, Wilson Luiz Pioner, contou que 15 caminhões chegaram em Caxias do Sul por uma rota alternativa. Os caminhões estão abastecendo os principais postos de combustíveis gradualmente.
Frente aos preços, se for registrado algum caso de aumento considerável por parte dos postos de gasolina o consumidor pode denunciar os valores. Pois, diante do decreto de calamidade pública a prática é considerada abusiva. Em caso de flagrar a ação, a recomendação é que as denúncias sejam realizadas pelos telefones 151 ou pelo Whatsapp 54 99929-8190.
À população deve seguir abastecendo somente em casos de necessidade de maneira que as rotas ainda estão precárias e a prioridade segue sendo o abastecimento de carros oficias que trabalham no resgate das vítimas.