As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), também conhecido como “Enem dos Concursos”, que aconteceriam neste domingo (05) em todo o país, foram adiadas devido as fortes chuvas do Rio Grande do Sul. O Estado já registrou diversas cidades alagadas e pelo menos 37 mortos até o momento. Uma nova data ainda não foi definida. Na Serra Gaúcha, Caxias do Sul e Farroupilha receberiam as provas.
Antes da decisão do adiamento, na quinta-feira (02), o Ministério da Gestão informou em nota que a prova seria mantida para o domingo, inclusive no estado gaúcho. Contudo, após as diversas reclamações da população e várias discussões internas para encontrar uma “saída jurídica” a fim de evitar prejuízo aos candidatos que fariam as provas em cidades do RS, na tarde desta sexta-feira, decidiram adiar o Concurso.
Na Serra Gaúcha, Caxias do Sul e Farroupilha seriam as duas cidades que receberiam as provas. Para esses municípios, havia mais de quatro mil inscritos, sendo 3.172 em Caxias e 1.275 em Farroupilha. No país, o total de participantes era de 2,5 milhões.
Em entrevista à emissora oficial do Governo, o Ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, declarou que “o compromisso do governo [é] que ninguém seja prejudicado. Ninguém pode deixar de participar do concurso porque está numa cidade em situação de emergência ou está numa cidade em que o bloqueio impede acesso à cidade onde vai ter a prova”, disse Pimenta.
Nota à Imprensa sobre CPNU
Em razão da calamidade pública no Rio Grande do Sul, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será adiado em todo o país. A nova data será anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional.