O governo do Estado, por meio da Polícia Penal, realizou, nesta quarta-feira (28), no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a formatura de 312 novos servidores: 113 agentes penitenciários, 86 agentes penitenciários administrativos e 113 técnicos superiores penitenciários, que atuarão em diversas unidades prisionais. Os novos servidores prestaram concurso em 2022 e foram empossados em 31 de março deste ano.
Eles completaram um curso de formação de mais de 580 horas-aula, conforme a matriz curricular da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e as diretrizes da Política Penitenciária do Rio Grande do Sul. Neste ano, a Escola do Serviço Penitenciário (ESP) implementou um sistema híbrido (presencial e online), com aulas ministradas por 155 docentes, incluindo servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, do Corpo de Bombeiros Militar e do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul.
O curso incluiu disciplinas como Alternativas Penais; Armamento e Tiro; Primeiros Socorros; Penas e Prisões; Lei de Execução Penal; Direitos Humanos; Gestão Penitenciária; Gênero e Etnia; Procedimentos e Rotinas Administrativas; Rotinas de Processos; e Legislação e Normativas. Além disso, os alunos participaram de atividades extracurriculares em unidades prisionais e cumpriram estágio obrigatório.