O Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura (PPGLet) da Universidade de Caxias do Sul (UCS) lançou nesta semana o “Guia Serra Gaúcha para Migrantes”. A publicação, fruto do trabalho colaborativo entre professores e alunos, visa facilitar o acesso dos migrantes a informações essenciais sobre a região. Segundo o coordenador do PPGLet e revisor do guia, professor Márcio Miranda Alves, o material não se propõe a ensinar a língua portuguesa, mas a oferecer um panorama abrangente sobre a Serra Gaúcha. O guia aborda temas como agricultura, indústria, clima, gastronomia, religiosidade, além de fornecer contatos úteis e uma visão geral sobre a história e os serviços públicos disponíveis na região.
A iniciativa prevê a distribuição gratuita de cerca de 3.500 exemplares em centros de acolhimento, instituições que atendem migrantes, igrejas, entidades assistenciais e escolas públicas onde estudam filhos de estrangeiros. Para Márcio Miranda, o projeto é uma oportunidade para que os alunos saiam da sala de aula e se engajem em atividades que os conectem diretamente com a comunidade local.
No momento, a publicação está disponível apenas em língua portuguesa, mas a intenção é traduzir o conteúdo do guia para espanhol, inglês e francês. Para isso, é preciso angariar recursos através de fundos de amparo à pesquisa ou apoiadores da iniciativa privada.
O “Guia Serra Gaúcha para Migrantes” é uma iniciativa do grupo de pesquisa “Mobilidade Humana: Acolhimento aos Migrantes na Serra Gaúcha”, que envolve professores e alunos dos cursos de Letras, História, Filosofia e Sociologia da UCS. O projeto foi realizado com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação.