O início do ano foi positivo para os estabelecimentos caxienses voltados ao setor de ensino, conforme amostragem realizada pela CDL Caxias. Na comparação ao ano anterior, o segmento de transporte coletivo privado liderou a alta com 14%, seguido pelos materiais escolares com incremento de 6,74%, e das lojas de uniformes, com acréscimo de 5,7% nas vendas.
Os tíquetes médios ficaram muito próximos às projeções da pesquisa de Intenção de Compras da entidade, promovida com os consumidores no final de janeiro deste ano. O investimento em itens de papelaria e livrarias atingiu R$ 267,36, o de uniformes escolares foi de R$ 316,67 e a mensalidade em locomoção chegou a R$ 251,60.
O mês de fevereiro foi o período de maior movimentação, com mais da metade (57,1%) das vendas de materiais escolares efetuadas no mês. Especificamente no comércio desse segmento, 58,3% dos lojistas registraram melhores receitas se comparado a 2023, especialmente pela diversidade de produtos (34,8%). Também foram apontados como fatores relevantes para o desempenho a comercialização da lista inteira (21,7%), parceria com escolas (17,5%), venda online (13%), indicação (8,7%) e convênio com empresas (4,3%).
Os empresários que identificaram resultado igual ou pior a 2023, relataram como desfavoráveis o reaproveitamento de materiais antigos pelos consumidores (45,5%), o aumento do preço dos itens escolares (27,3%), apenas a compra dos artigos básicos (18,2%) e venda online (9%).
COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CDL CAXIAS