Um levantamento de intenção de compras para o Natal, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias (CDL Caxias), aponta que brinquedos (31,7%) e vestuário (27,8%) figuram entre os itens mais desejados para os presentes deste ano. A pesquisa também revelou que seis em cada dez caxienses pretendem ir às lojas durante a principal data comemorativa do comércio varejista.
O estudo indicou que o número médio de itens adquiridos por cliente deve ser de 3,5 produtos, enquanto o tíquete médio é estimado em R$ 523,96, o que representa uma alta de 2,3% em relação ao Natal do ano anterior.
Para o gerente administrativo-financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri, a qualidade do atendimento e a presença de profissionais capacitados para lidar com o público têm um peso significativo na decisão de compra dos consumidores. Segundo Cervieri, a experiência de compra no ponto de venda pode ser determinante para o cliente optar ou não pela aquisição de um produto.

Outros itens destacados como preferência dos consumidores são artigos de higiene e beleza (10%), eletroeletrônicos e eletrodomésticos (7,4%), calçados (6,5%), passeios e viagens (4%), joias e relógios (3,5%), utensílio domésticos (3%) e bebidas e chocolates (2,2%). Dos entrevistados, 61,1% afirmaram que já sabem o que vão comprar para a festividade natalina.
Se comparado ao ano passado, o valor a ser investido é considerado igual para 41,7% dos caxienses e maior para 28,7%. Entre os que comprarão mais, 35,8% disseram que têm uma quantidade maior de produtos para presentear, 28,4% querem adquirir itens melhores e para 24,2% os artigos estão mais caros. Para quem pretende gastar menos, a avaliação de 48% é de que os produtos estão mais elevados e 33,1% têm necessidade de cortar gastos.
Dos 37,8% dos moradores que declararam que não irão adquirir itens para a data comemorativa mais aguardada pelo varejo, entre os motivos listados estão a falta de dinheiro ou crédito (31,8%). Quando questionados se algo fosse feito pelos lojistas para os estimularem às compras, 85,1% ratificaram que realmente não pretendem adquirir e outros 10,8% apontaram que promoções e descontos poderiam fazê-los mudar de ideia.
A maioria dos participantes da pesquisa da CDL Caxias (55,3%) planeja comprar em lojas de ruas do Centro do comércio local, 15,2% em lojas de shopping center, 7,6% em lojas de bairros e 3,9% em supermercados, feiras e depósitos. Outros 9% devem optar pelo comércio virtual da cidade, 4% a mais do que no Natal anterior.
Os estabelecimentos decorados aumentam a vontade de entrar e conferir produtos para 78,5% dos entrevistados.