A solidariedade segue em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Entre as iniciativas de doações, a Caixa Econômica Federal firmou um convênio com a Organização Não Governamental (ONG) Moradia e Cidadania. A partir de agora, todos cidadãos podem contribuir diretamente nas lotéricas ou canais de auto-atendimento, assim como nos demais canais online do banco, como o Internet Banking e o aplicativo da Caixa.
As doações realizadas nas lotéricas podem ser realizadas em dinheiro em espécie, débito ou por meio da modalidade já usada por outras campanhas, como a do Troco Solidário. Os recursos arrecadados são direcionados para a ONG Moradia e Cidadania e devem ser utilizados em ações sociais para as famílias atingidas.
De acordo com o Superintendente da Caixa, Renato Scalabrin, a parceria da instituição com a ONG possibilita a ampliação das doações e outras atividades.
Atualmente, a organização conta com 10 mil associados e voluntários, todos empregados e aposentados do banco. Entre as ações para as quais os recursos devem ser destinados, estão auxílio em vestuário, itens de higiene e limpeza, a reconstrução das casas, como a aquisição de mobiliário, eletrodomésticos e materiais de construção para pequenas reformas em residências que foram parcialmente danificadas.
O coordenador da ONG Moradia e Cidadania, Arthur Ferreira Almeida, salienta que além dos canais disponíveis, as doações podem ser realizadas por pix. E como forma de transparência, todos os valores recebidos podem ser consultados no site da ONG.
Até o momento, os valores arrecadados beneficiaram cerca de 8 mil famílias de baixa renda, escolas e outras entidades afetadas.