Na próxima terça-feira (7), a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), assinará o contrato para a construção do Centro Municipal de Proteção Animal. O ato de assinatura ocorre às 8h30, no auditório da SEMMAS. A vencedora da licitação foi a empresa REM Construções Ltda, de Flores da Cunha, que superou a concorrência de outras 16 empresas participantes do certame.
O novo processo de licitação foi aberto neste ano devido a necessidade de readequações orçamentárias do projeto original, tendo prazo de um ano para conclusão da obra. O secretário de Meio Ambiente, Ronaldo Boniatti, salienta a longa espera que chega ao fim agora com a assinatura do contrato e acredita que o centro será um marco para o município.
O Centro de Proteção Animal terá prédio administrativo, ambulatório e alas para os animais em um terreno de 5,3 hectares de área, em São Giácomo, próximo à Estrada dos Romeiros. O recurso na ordem de R$ 8 milhões para a construção do empreendimento é proveniente de financiamento junto ao Badesul Desenvolvimento. No entanto, empresa vencedora da licitação apresentou uma proposta com valor bem abaixo do estimado pela secretaria, cerca de R$ 6 milhões.
Com capacidade para atender 440 cães, 60 gatos e quatro animais de grande porte, canis coletivos e individuais, além de áreas exclusivas para mães e filhotes, animais idosos e animais raivosos, o Centro de Proteção Animal servirá como referência no atendimento de necessidades específicas de diversas espécies.