Durante a manhã desta segunda-feira (11) o 12º Batalhão de Polícia Militar juntamente com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, Polícia Civil, 5º Batalhão de Bombeiro Militar e demais órgãos, iniciaram a Operação Cabos e Fios em diversos pontos de Caxias do Sul. A operação visa combater roubo, furto e a receptação de fios e cabos de energia elétrica, bem como o comércio ilegal desses materiais, intensificando as ações do policiamento ostensivo.
No primeiro dia a operação resultou na prisão em flagrante de duas pessoas por furto de energia e uma pessoa por receptação, também foi recapturado um homem foragido do sistema prisional. Em um empreendimento de reciclagem, as equipes flagraram furto de energia elétrica e poluição ambiental. Os policiais militares do 3º BABM constataram que a poluição era causada pela grande quantidade de resíduos sólidos urbanos depositados no local, exposto ao tempo. No comércio, havia duas prensas hidráulicas, que contaminavam o solo com o chorume. Também, foram encontrados diversos outros resíduos e óleo, que estavam em contato direto com o solo e com a água. O empreendimento não possuía licença do órgão ambiental competente.
Diante dos crimes, a proprietária recebeu voz de prisão, sendo conduzida para a Delegacia de Polícia de Caxias do Sul.
A Operação, criada em 2022, combate a venda de fios e cabos de energia elétrica, com o objetivo de reduzir o furto e o roubo desses materiais. Ainda, a ação visa combater o comércio ilegal desses materiais e também fazem parte da segunda fase da Operação Cerco Fechado.
Fotos: Sd Bilibio/BM/Divulgação