A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), em parceira com a Secretaria do Meio Ambiente, realizou a primeira Operação Bota-Fora do ano. A ação ocorreu no bairro Serrano, no último fim de semana. Foram recolhidas 25 toneladas de resíduos, demandando 14 caçambas de caminhão truck para remoção.
O bairro foi escolhido para a operação deste mês, devido aos moradores terem sido impactados por um forte temporal que provocou alagamentos, danificando casas, móveis e eletrodomésticos. A partir de agora, o trabalho vai ser realizado mensalmente, como uma estratégia também para combater o descarte irregular de resíduos.
A gerente de Relações Comunitárias da Codeca, Fabiana de Lucena, avalia a retomada do programa. Além do Serrano, serão beneficiados este ano os bairros Mariani, Esplanada, Cruzeiro, Aeroporto, Campos da Serra, Belo Horizonte, Canyon, Fátima, São Victor Cohab, Vitória, Diamantino, Charqueadas, São Gabriel, Santa Fé e Vila Ipê.
Já o secretário do Meio Ambiente, João Uez, ressalta a fiscalização rigorosa em locais de descarte irregular de lixo, assegurando punições efetivas aos infratores. A Operação Bota-Fora busca dar o destino adequado a objetos e resíduos não recolhidos pela coleta diária, evitando o descarte inadequado em áreas verdes do município e a propagação do mosquito da dengue.
Desde a retomada da ação em 2021, no âmbito do Programa Luz, Cor e Flor, mais de 330 toneladas de resíduos foram coletadas, em diversos bairros da cidade. A iniciativa visa não apenas limpar, mas também preservar o meio ambiente e a qualidade de vida da população.