Os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Corede) da Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra lançaram nesta segunda-feira (14) o Observatório de Turismo da Serra Gaúcha. Este envolve os 49 municípios que formam a macrorregião. A oportunidade também foi utilizada para o lançamento de uma nova programação, a Rota de Enoturismo “Encosta do Vinho” – Serra Gaúcha, com 12 municípios da Região Uva e Vinho.
A Rota apresentará novos sabores e conceitos de 22 vinícolas que estão ao longo dos 12 municípios participantes. Enquanto isso, o Observatório consiste em um site que reúne informações de cada um dos municípios sobre fluxos turísticos, perfil e comportamento de viajantes. Além disso, é possível fazer um monitoramento da sustentabilidade dos destinos turísticos e acessar dados, informações e estudos sobre a Serra.
O presidente do Corede Serra, Evaldo Kuiava, detalha que os recursos para o observatório foram garantidos na Consulta Popular de 2020 e repassados ao Conselho para execução em 2022. Todo o processo de execução envolveu professores e alunos que trabalharam no projeto de pesquisa. O presidente detalha o que espera de resultados a partir do Observatório.
O portal será alimentado continuamente pelos programas de mestrado e doutorado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Além disso, recursos para a manutenção do sistema, conforme Kuiava vão ser buscados pela própria UCS com poderes públicos e setor empresarial.
No lançamento foi divulgado que a Serra Gaúcha recebe cerca de 10 milhões de visitantes por ano, números da Secretaria Estadual de Turismo de 2022. O acesso ao site pode ser feito pelo link observatorioserragaucha.tur.br.