As obras de macrodrenagem na Avenida São Leopoldo, que iniciaram no dia 11 de novembro e tinham previsão de término e entrega para a semana que antecedia o Natal, ganharam um novo prazo. O ajuste no cronograma ocorre devido à empresa responsável pelos trabalhos, entrar em período de férias coletivas a partir desta segunda-feira (23), com retorno no dia 7 de janeiro.
Na última semana, as equipes realizaram a execução do trecho de galeria na travessia. Entretanto, outra equipe deve seguir no local e, durante este período de pausa, realizar a concretagem de duas vigas.
Após o retorno das férias, a empresa deve realizar o reaterro do trecho e, posteriormente, liberar o trânsito no local, com previsão até o dia 15 de janeiro. Também a partir de janeiro, se inicia a travessia na Perimetral Sul, em frente à Caixa Econômica Federal. Nesta segunda intervenção, uma pista por vez será interditada, com previsão de dois meses para conclusão.
A obra de macrodrenagem deve beneficiar uma área de cerca de 370 hectares, que abrange aproximadamente 30 mil moradores dos bairros Centro, Panazzolo, Exposição, São Leopoldo e Rio Branco. Orçada em R$ 7,4 milhões, a obra está situada em um local com três bacias hidrográficas, cuja necessidade de estruturação deve impactar na diminuição dos alagamentos registrados na região.
O superintendente de Obras e Planejamento e engenheiro, Gerson Antônio Panarotto, salienta os próximos passos das obras e menciona que devem ocorrer novas alterações no trânsito na região.
Para os condutores, a orientação é para que trafeguem com velocidade reduzida e atenção redobrada no local das obras. As rotas alternativas para quem trafega da área central da cidade para a BR-116: ruas Luiz Antunes, Santo Dalfovo e Francisco Pezzi. Da Zona Sul, dos bairros Bom Pastor e Esplanada: ruas Ernesto Casara, Salgado Filho, Erna Sirtoli Uez, João Bettega, Luiz Rossato Primo e Alvoredo Pellini. E da Zona Oeste em direção ao Centro: acessos pelas ruas Travessa São Marcos, Travessa Rio Grande, Ambrósio Colombo, Carlos Ceroni, José Martha, Sapucaia, Erna Sirtoli Uez e Fernando Francisco Kaller.