Na próxima terça-feira (29), a partir das 18h30, será lançado o livro “Ensaios reunidos de Letras e Cultura”. A obra, organizada pelos professores Carina Maria Melchiors Niederauer, Cristina Löff Knapp e Márcio Miranda Alves, celebra os 20 anos de atividade do mestrado em Letras e Cultura da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que foi criado em 2002 e formou os primeiros mestres em 2004. O evento ocorrerá na UCS Livraria, e terá a presença de um dos idealizadores do programa, o escritor José Clemente Pozenato.
A obra publicada pela Editora da UCS (EDUCS) tem 600 páginas e reúne artigos e ensaios de professores, ex-coordenadores, alunos e egressos do programa. No total, são 45 autores, entre eles os ex-coordenadores João Cláudio Arendt e Cecil Jeanine Albert Zinani e a escritora Natalia Borges Polesso.
As comemorações inciaram ainda no ano de 2022, quando o mestrado em Letras e Cultura completou 20 anos, mas as celebrações seguiram por ter sido em 2004 a formação dos primeiros mestres. O atual coordenador do programa, Prof. Márcio Miranda Alves, destaca que o livro “Ensaios reunidos de Letras e Cultura”, no qual ele é um dos organizadores, é um ponto culminante dessas comemorações.
O Programa de Pós-graduação em Letras e Cultura da UCS já formou mais de 230 mestres e tem duas linhas de pesquisa: Literatura e Processos Culturais e Linguagem e Processos Culturais. A partir de 2025, o Programa vai passar a contar com o Doutorado em Letras, recém-aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Eduação (MEC).