A Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) passa a ser presidida pelo prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda. A entidade composta por 29 Associações Regionais representa 497 cidades gaúchas e reúne prefeitos, vice-prefeitos, secretários, técnicos e órgãos da gestão pública municipal. Em entrevista à Rádio Caxias, o novo presidente destacou o momento desafiador enfrentado pelos municípios após a tragédia climática.
Conforme Arruda, serão necessárias soluções que atendam diretamente as demandas de cada município, pois a queda em arrecadação pode representar cerca de 20% a 25% para as receitas. De acordo com ele, são necessárias ações urgentes por parte do Governo Federal para que as principais áreas não sofram ainda mais com o impacto financeiro.
Marcelo Arruda evidencia que frente a possibilidade de enxugar a máquina pública neste momento, a medida de contenção orçamentária já ocorre por parte dos municípios. Porém, mesmo com a iniciativa, os impactos frente a queda representa menor subsídio para assistência necessária à população.
A gestão de Arruda deve ter como foco pautas sobre as obras preventivas dos municípios, ações de recuperação e o crescimento sustentável das cidades após a tragédia climática. Além disso, a nomeação de Marcelo Arruda à presidência da Famurs obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Rio Grande do Sul.
Como o PTB (antigo PRD) foi o quarto partido com maior número de prefeitos eleitos em 2020, o partido obteve o direito de escolher o presidente da entidade em 2024.