Novembro é o mês de conscientização sobre a prematuridade, uma condição que afeta bebês nascidos antes da 37ª semana de gestação. A pediatra neonatologista, Miriam Zimmerman, do Complexo Hospitalar Unimed Serra Gaúcha, destaca que a prematuridade pode causar complicações graves, como problemas respiratórios, neurológicos e cardiovasculares, especialmente, em bebês nascidos com menos de 28 semanas.
Ela explica que a prematuridade é responsável por 70% das morbidades e mortalidades neonatais e que o cuidado com esses bebês vai além da UTI Neonatal, afetando a saúde deles ao longo de toda a infância e até a vida adulta. A especialista também enfatiza a importância do pré-natal adequado para prevenir complicações e reduzir o risco de parto prematuro.
Conforme a médica, no Complexo Hospitalar Unimed a equipe multidisciplinar e a tecnologia de ponta ajudam a garantir a recuperação dos bebês prematuros, com cuidados humanizados e acompanhamento contínuo. O hospital é uma referência na região e possui equipamentos modernos que diminuem as complicações e melhoram os resultados para os bebês.