O resultado das urnas neste domingo (06) formaram a maior bancada feminina da história da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Sete mulheres foram eleitas na cidade e representarão pelos próximos quatro anos 30% da composição do Legislativo. O PL, PCdoB, PDT, PSDB e o Novo elegeram uma mulher cada. O PT foi a sigla que levou duas representantes femininas a Câmara.
Em conversa com a Rádio Caxias, Andressa Mallmann, do PDT, é protetora de animais e tem como principal bandeira a causa animal. A vereadora detalha as motivações que teve para se candidatar nesse ano.
Andressa Marques, do PCdoB, é assistente social e tem história com o movimento estudantil, além de ligação com a cultura e arte. Ela aponta que estará na Câmara para dar voz a quem não é escutado.
Eleita pelo PL, Daiane Mello, foi a mulher mais votada na cidade, com mais de cinco mil votos. Em entrevista após o resultado das urnas ela disse que pretende trabalhar para ser a representação dos bairros na Casa do Povo.
Reeleita, Estela Barlardin, do PT, destacou os aprendizados que teve ao longo do primeiro mandato. A parlamentar cita que a principal bandeira pelo próximo mandato estará voltada para a saúde pública de qualidade.
Do PSDB, Marisol Santos, também foi reeleita para o Legislativo com mais votos que em 2020. Em conversa com a Rádio Caxias, a vereadora detalha os motes de trabalho que acredita terem contribuído para garantir mais quatro anos na Câmara.
A terceira reeleita foi Rose Frigeri, do PT, para defender o mandato ela cita que terá um governo amplo. Entretanto, o mote da legislatura, segundo ela, será a participação comunitária.
Compondo a bancada está Sandra Bonetto, do partido Novo, ela já foi representante do bairro Forqueta e conhece a Casa após ter atuado como assessora. Para os quatro anos seguintes disse saber as necessidades do interior.
Em 2020, foram eleitas cinco mulheres das quais três conquistaram reeleição. Destas, não estão no próximo mandato Tatiane Frizzo (PSDB), que ficou como suplente com 1.755 votos e Gladis Frizzo (PP), que concorre a vice-prefeitura em segundo turno ao lado de Mauricio Scalco (PL).