A notícia de que a ponte provisória que ligaria os municípios de Caxias do Sul e Nova Petrópolis não será executada, causou grande repercussão entre os moradores da região. A reportagem da Rádio Caxias esteve hoje pela manhã no trecho onde seria construída a ponte provisória, conversando com residentes diretamente afetados pelo anúncio. O agricultor Clair Antônio da Silveira, morador da região, falou sobre as dificuldades de deslocamento.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) comunicou o cancelamento da obra na BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, alegando que após um relatório técnico indicar a necessidade de mudanças no projeto inicial, o que ocasionaria um significativo aumento de tempo para conclusão da obra, a ação se tornaria inviável.
As fortes chuvas de junho levaram o aterro de rocha necessário para fixar as bases da estrutura, causando um grande atraso nas obras, que só seriam concluídas no final do ano, prazo para entrega da ponte definitiva no KM 74 da BR-116. No entanto, os moradores locais, que dependem diariamente da ponte para a travessia entre os dois municípios, se sentiram lesados. A reportagem da Rádio Caxias também conversou com a corretora de imóveis Carini Martter Pellenz, moradora de Nova Petrópolis, que costumava transitar pelo trecho.
Enquanto a ponte definitiva não está concluída, a recomendação é de que os moradores utilizem o desvio pela Ponte do Bananal, em Vale Real, como alternativa de trajeto entre os municípios.