As primeiras ações de modernização estão sendo realizadas por meio de uma parceria público-privada (PPP) com o Consórcio de Luz de Caxias do Sul, por um período de 15 meses, e devem contemplar 50 mil pontos de iluminação. Após a transição , a equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) não realizará mais trabalhos referentes à iluminação pública, que passa a ser responsabilidade da empresa contratada por 24 anos.
A ordem de início da concessão da iluminação pública foi assinada no dia 27 de março. Desde o início de fevereiro, a empresa iniciou o mapeamento e atuação de trocas em parceria com a Secretaria de Obras. Neste período, foram trocados 3 mil pontos de iluminação pública.
Entre as principais intervenções estão previstas trocas em pontos localizados na área urbana e interior, central e demais vias que ainda utilizam lâmpadas constituídas por vapor de sódio. Conforme o secretário da pasta, Norberto Soletti, a modernização promove maior segurança para à população. Segundo ele, as ações devem resultar em uma economia de 50% na conta de luz do Município.
O consórcio também deve implantar um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por telefone e canais digitais. Norberto Soletti explica que o prazo atual é de sete dias para a troca de lâmpadas queimadas.
Os chamados para as trocas das lâmpadas devem ser realizados através do Alô Caxias, no telefone 156. Conforme o secretário, a expectativa é de que a concessionária abra um canal direto de comunicação, já nos próximos meses e próprio para atendimentos referentes à iluminação pública.