O designer, Virgilio Ortigara, proprietário do Estúdio Vecore e representante do movimento de cicloativismo, Massa crítica de Caxias do Sul, destacou em entrevista para a Rádio Caxias a importância do movimento, que visa promover o uso de bicicletas e outros meios de transporte não motorizados nas vias públicas. O Massa Crítica, criado em 1992 em São Francisco, nos EUA, ganhou visibilidade mundial e ocorre, mensalmente, na última sexta-feira do mês em diversas cidades ao redor do mundo. Portanto, a próxima edição em Caxias do Sul será no dia 27 de setembro.
Segundo o designer, o evento, que não possui liderança ou hierarquia, é uma iniciativa coletiva onde todos os participantes são representantes. Questionado sobre o principal objetivo, ele destaca que é colocar a bicicleta e outros meios de transporte não motorizados, como skates e patinetes, nas ruas para promover uma convivência harmoniosa com veículos motorizados. Ortigara ainda enfatizou a necessidade de conscientização sobre o uso das vias públicas por ciclistas e outros atletas, destacando que muitos ainda acreditam que bicicletas devem ser usadas apenas em parques ou ciclovias. Ele ressaltou a importância de garantir espaço e respeito para esses meios de transporte, além de estimular práticas mais sustentáveis.
O movimento Massa Crítica de Caxias do Sul convida todos os interessados em participar do evento para comparecer no dia 27 de setembro, às 19h, em frente à prefeitura, com saída oficial às 19h30. Virgilio destaca que o evento é gratuito e acessível a todos. Nas últimas edições, o evento contou com o apoio da Secretaria de Trânsito, garantindo a segurança dos participantes durante todo o trajeto.
Virgílio Ortigara reforça o convite para que todos participem do Massa Crítica, promovendo a conscientização e o uso de meios de transporte mais sustentáveis. “Vale a pena participar e quem tiver curiosidade está convidado. São todos bem-vindos”, concluiu.
Participação e Segurança
O evento é descrito como uma oportunidade segura e inclusiva, ideal para crianças e corredores de todas as velocidades. A escolta realizada pelos fiscais de trânsito proporciona um ambiente protegido para todos os participantes.