A ação visa a comprovação de notas e movimentações feitas pelos produtores. O município contabiliza atualmente 6.210 inscritos, destes 4.588 apresentaram a documentação até o dia 15 de fevereiro nas subprefeituras. Ou seja, 1.622 das pessoas que possuem o cadastro não procuraram fazer a prestação de contas. O ato é importante para a comprovação de que ainda são produtores.
Neste ano, um dos diferenciais foi a possibilidade de agendamento para o atendimento via WhatsApp na Prefeitura de Caxias do Sul. Outro ponto importante foi a força tarefa das subprefeituras para incentivar que as documentações fossem entregues em cada uma delas e então repassadas para o Centro Administrativo. A iniciativa resultou em um aumento de mais de 500% na entrega nesses locais.
A diretora de ICMS da Secretaria da Receita (DICMS), Rejane Bendo explica que os produtores que ainda não apresentaram os talões possuem mais um prazo até o dia 15 de março para a entrega. Ela solicita a participação dos produtores e o engajamento no censo.
A coleta das documentações pela Secretaria da Receita e pelas Subprefeituras iniciaram no dia 02 de janeiro. Mesmo com a ausência de alguns produtores, a edição do levantamento representou um notável aumento no cumprimento de obrigações fiscais.