Uma análise técnica será realizada pela Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), com o objetivo de apresentar propostas, que ofereçam melhorias e mais segurança, no local de acesso ao distrito de Forqueta. A estrada faz parte do trecho cedido à Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG).
Conforme explica o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, a finalidade o objetivo é melhorar a trafegabilidade no local, através de uma medida provisória, até que o projeto de expansão da rótula seja realizado pela concessionária.
O retorno que existia junto à Polícia Rodoviária Estadual foi desativado em virtude das obras de melhorias realizadas em conjunto com o Comando Rodoviário Estadual. Atualmente, 400m à frente da unidade policial, existe outro retorno que oferece segurança aos condutores, onde deverá ser feito as obras definitivas no local.
Moradores de Forqueta se mobilizaram para reivindicar uma solução imediata para os problemas enfrentados no trecho de acesso. A presidente da Associação de Moradores, Sandra Bonetto, falou em nome da comunidade, que pede para que seja instalado um conjunto semafórico no local.
Um dos questionamentos feitos pela presidente da associação foi que, após a construção da rotatória, hoje desativada, o Daer solicitou que o antigo acesso fosse fechado. Sandra conta que se não fossem as reivindicações para manter os dois acessos, hoje, os moradores de Forqueta não teriam como chegar no distrito.