Por unanimidade, os parlamentares aprovaram, na sessão de terça-feira (19), o projeto de lei do Executivo que autoriza o município a contratar um crédito de até US$ 40 milhões, o equivalente a aproximadamente R$ 230 milhões. O montante será destinado a viabilizar o programa Prodigital, que busca promover a transformação digital e inserir Caxias do Sul no conceito de cidade inteligente.
O recurso prevê, inicialmente, beneficiar 35 mil estudantes da rede pública municipal. Segundo a Prefeitura, o programa também contribuirá para diferentes áreas e promoverá a formação continuada de 1.600 profissionais da educação.
O Prodigital atuará na redução da vulnerabilidade de comunidades e no fortalecimento da infraestrutura para eventos naturais, como o monitoramento preventivo de chuvas e deslizamentos. O programa também permitirá o acompanhamento de áreas públicas, beneficiando mais de 150 mil cidadãos. A segurança pública será outra área contemplada, com impactos positivos para a comunidade local.
Na área de inovação, está prevista a criação de um centro que abrigará até 100 startups, com a geração de empregos e o fortalecimento da economia. Além disso, o programa inclui a digitalização dos serviços municipais, com a modernização do atendimento à população.
O montante será financiado junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e deve contar com o aval do Governo Federal. A matéria foi encaminhada para sanção do prefeito Adiló Didomenico (PSDB).