Após saída do Caxias, o lateral-direito Marcelo concedeu entrevista à Rádio Caxias e comentou sobre a importância do acompanhamento psicológico no mundo do futebol. O Caxias que conta com o trabalho da psicologa Katerina Demori, que vem realizando uma serie de atividades e ações com o elenco grená desde 2023.
Além do esperado espaço individual para os atletas, são feitas avaliações na pré-temporada e também durante o ano, realizam trabalhos coletivos, treinos mentais, avaliam habilidades cognitivas e de interação, acompanham atletas lesionados, observam o andamento dos treinos, acolhem às famílias e aos funcionários da instituição, dentre outros.
O lateral, que chegou em Caxias em 2022, falou sobre o quão importante foi ter esse suporte psicológico e sobre como isso influenciou a sua evolução que teve dentro e fora de campo:
“Isso vai ficar de lição pra mim, pelas conversas com a psicóloga que o Caxias tem, me deixou mais maduro, eu antes era muito briguento, respondia a todo mundo, a torcida me xingava e eu respondia e agora trabalhando muito com a psicóloga, deixei isso de lado, comecei a ouvir bastante a torcida e por isso eu consegui fazer esse belo trabalho aí no Caxias”
Segundo a CBF, a relação da psicologia com o futebol no Brasil é bastante antiga, com as primeiras interações remontando a década de 1940. Com o passar dos anos, esse assunto foi ganhando mais visibilidade e importância dentro dos clubes brasileiros. Marcelo reforçou o valor desse acompanhamento psicológico:
“A psicologia é uma coisa muito importante no futebol. Existem jogadores que vêm de alguns times que não têm isso. Pega um time com torcida, com uma massa muito grande, o cara sente. Pode ter certeza que ele vai sentir. E trabalhando com a psicologia, o cara muda. Eu tenho certeza que muda, me mudou bastante. E eu só tenho que agradecer mesmo. Isso vai como um aprendizado para mim. Porque eu conversando com a psicologia do Caxias, eu melhorei bastante. E falar da psicologia é muito importante no mundo do futebol. Você pode ter certeza que de 100% de time que tem no estado, eu tenho certeza que 90% tem psicologas e isso ajuda muito no mundo do futebol.”
Marcelo fez 84 jogos com a camisa do Caxias e marcou oito gols em três temporadas. O jogador participou do vice do Gauchão e do acesso para a série C, em 2023.
Confira a entrevista completa de Marcelo no Lance Direto: