O projeto que busca fomentar a cadeia produtiva do audiovisual na região, foi desenvolvido em parceria entre a produtora DH Produções e o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), com participação da distribuidora Olhar Filmes e financiamento pela Lei Paulo Gustavo do Estado do Rio Grande do Sul.
O lançamento do Ecossistema da Montanha, iniciativa inédita na Serra Gaúcha, ocorre nesta terça-feira (3), a partir das 18h30. O projeto conta com o arranjo inicial de 43 empresas produtoras parceiras, e tem como objetivo proporcionar a articulação e a integração entre diferentes atores do setor audiovisual. O Coordenador do curso de Produção Audiovisual do Centro Universitário da Serra Gaúcha, Felipe Gue Martini, explica como surgiu a iniciativa.
Empresas de várias cidades, entre elas, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado e Farroupilha, aderiram ao projeto ainda na fase inicial de desenvolvimento. Além das produtoras, o Ecossistema da Montanha é aberto à participação da comunidade, com a inclusão de todos atores e públicos da economia criativa regional: negros, indígenas, LGBTQ+, ciganos e pessoas com deficiência.
Em 2025, as produtoras parceiras estarão envolvidas em um calendário de atividades e trocas de experiências, com ênfase em formação, como ressalta Felipe.
Além do Banco de Profissionais do setor, ainda deve ocorrer o desenvolvimento de uma pesquisa sobre a Economia Criativa do Audiovisual na Serra Gaúcha. O lançamento do projeto acontece nesta terça-feira, às 18h30, na Sala da Inovação, no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) com acesso gratuito ao público.