Juventude e Grêmio duelam em jogos de ida e volta na fase final do Campeonato Gaúcho 2024, repetindo o confronto da quarta rodada da competição. De mudanças nas equipes titulares à chegada de reforços, varias coisas mudaram desde aquele Grêmio 1×0 Juventude, realizado na Arena, no dia 31 de janeiro.
O Juventude foi à campo com a seguinte escalação: Lucas Wingert; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque, Jádson e Jean Carlos; Erick Farias, Lucas Barbosa e Gilberto. Técnico: Roger Machado.
A mudança em relação a como o Alviverde chega para a disputa da taça estadual já começa pelo gol. O Ju contratou Gabriel Vasconcellos. Com isso, o jovem Lucas Wingert, que inclusive se lesionou naquele duelo contra o Tricolor mas hoje está recuperado, foi para o banco.
Na linha de defesa, a alteração está no lado direito, por conta de lesão. João Lucas, que vinha fazendo um bom campeonato, está lesionado e provavelmente não estará a disposição, ao menos do jogo de ida. Com isso, Pará ou Rodrigo Sam devem ficar com a vaga
No meio, o time é o mesmo. Quanto aos atacantes, quem assumiu a titularidade foi o ponta-esquerda Edson Carioca. Erick Farias, que naquele momento era titular, já vinha perdendo espaço no últimos jogos, e perdeu de vez por sofrer lesão na coxa.
Já o Tricolor foi escalado na quarta rodada com: Marchesín; Fábio, Pedro Geromel, Rodrigo Ely e Reinaldo; Villasanti, Pepê, Galdino, Cristaldo e Soteldo; João Pedro Galvão. Técnico: Renato Gaúcho.
Quanto à equipe escalada no último dia de janeiro, o Grêmio está bem diferente. Assim como o Ju, o goleiro também foi trocado. O argentino Augustin Marchesín não atendeu às expectativas e perdeu espaço, dando lugar ao ex-Ypiranga, Caíque.
Na linha defensiva, houve alteração nas duas laterais. João Pedro assumiu o lugar de Fábio na direita. Nas esquerda, por motivo de lesão, Reinaldo deu lugar à Maik, que não poderá jogar na ida por ter sido expulso contra o Caxias. Quem assume o flanco esquerdo será o jovem Wesley.
Quanto à zaga, o argentino Walter Kanemman retomou a posição de titular. Rodrigo Ely será seu companheiro, já que Pedro Geromel sentiu desconforto muscular e deve ficar de fora contra o Ju ao menos no duelo no Alfredo Jaconi.
Do meio para frente, alterações apenas no setor de ataque, por conta da chegada de reforços no Tricolor. João Pedro Galvão foi para o banco de reservas após a contratação do centro-avante Diego Costa, que em quatro jogos já fez cinco gols. Na ponta esquerda, chegou Pavón, que entrou no lugar de Galdino.
Essa será a quarta final realizada entre Ju e Grêmio. O jogo de ida será realizado no Alfredo Jaconi. A decisão ocorre na Arena, pelo motivo de o Grêmio ter alcançado melhor campanha ao longo da competição. Os jogos serão realizados nos próximos sábados, dias 30 de março e 06 de abril, ambos às 16h30.