Na sexta-feira (27), ocorreu mais um evento do cronograma pré-eleições da Justiça Eleitoral de Caxias do Sul. O processo de auditoria das urnas, contou com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público (MP/RS), além de representantes das candidaturas majoritárias.
Durante o ato, qualquer legitimado pôde fazer a auditoria para verificar a autenticidade e integridade dos dados apresentados nas urnas eletrônicas. O Chefe da Zona Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowski, explica como foi realizada a auditoria.
Essa foi a terceira etapa do processo de transparência das urnas para as eleições. Na primeira cerimônia, ocorreu a geração das mídias, com a importação dos dados do sistema do TSE, já na segunda, foi iniciada a carga, o processo de colocação dos sistemas dos candidatos e eleitores nas urnas eletrônicas, com a lacração dos equipamentos.
A próxima etapa, que será realizada na quarta-feira (2), é a de conferência dos dados nas urnas. Trata-se se um procedimento em que as urnas eletrônicas são ligadas para conferência das informações básicas, como data, hora, número da seção e dados do município, verificando se o equipamento está em plenas condições para ser utilizado no dia da votação.
No sábado, véspera de eleição, as urnas são distribuídas nos 165 locais de votação, em Caxias do Sul. Ao todo, serão usadas 1096 urnas eletrônicas durante as Eleições Municipais de 2024.
1 comentário
obrigado