O Instituto Bruno Segalla (IBS) inaugura nesta terça-feira (24) a exposição Bruno Segalla: Monumentos e Memórias, simultaneamente ao seminário Museus, Acessibilidade e Inclusão, ambos no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Esses eventos marcam o início das comemorações pelo 20º aniversário do Instituto, que ocorrerá em 2025.
A exposição homenageia o escultor caxiense Bruno Segalla (1922-2001), um dos mais proeminentes artistas locais. Sua obra inclui seis importantes monumentos espalhados pela cidade de Caxias do Sul: Instinto Primeiro, Monumento aos Direitos Humanos, Estátua de Ana Rech, Jesus Terceiro Milênio, Estátua do Padre Eugênio Ângelo Giordani e o Busto do Dr. Henrique Ordovás Filho.
Segundo a produtora cultural e uma das responsáveis pelo projeto, Flor Nieto, a iniciativa busca valorizar o patrimônio artístico e histórico do município e resgatar a memória desses monumentos, expandindo seu significado entre professores, historiadores e demais profissionais da área.
O seminário Museus, Acessibilidade e Inclusão, que faz parte do calendário da Primavera dos Museus, está aberto ao público e oferece inscrições gratuitas por meio da plataforma Sympla. O evento contará com workshops, visitas mediadas e palestras conduzidas por especialistas em educação patrimonial, arte, cultura, acessibilidade e inclusão. A programação completa pode ser conferida abaixo.
A produtora ainda reforça que o principal objetivo do seminário é fomentar discussões e desenvolver estratégias que transformem os museus em espaços cada vez mais acessíveis e inclusivos.
Exposição
Após o seminário, às 19h, ocorrerá também no Campus 8 da UCS, a abertura da exposição que conta parte da história de Bruno Segalla, especialmente os períodos relacionados à confecção dos monumentos em Caxias do Sul.
Serão em torno de 30 peças entre esculturas em gesso, madeira e argila, partes dos projetos e também fotos do acervo. O público pode participar da abertura da exposição, também com entrada franca, de segunda à sexta-feira, das 13h30min às 19h30min, mediante agendamento, até o dia 29 de novembro.
A exposição também servirá de apoio pedagógico para a realização das atividades de educação patrimonial do projeto Museus, Monumentos e Memórias.
Programação do Seminário Museus, Acessibilidade e Inclusão (24/09/2024)
9h – Abertura
9h15 – Palestra – Dra. Mariana Duarte – Bruno Segalla: Obra e Legado
10h15 – Intervalo – Coffee-break
10h30 – Palestra – IBS e o Projeto Museus, Monumentos e Memórias – Me. Florencia Nieto
11h30 – Mesa Redonda – -Educação Patrimonial com Me. Liliane Giordano, Doutorando Antony Tessari e Me. Geovana Erlo
12h30 – Almoço-Piquenique Primavera de Museus (por adesão)
14h – Mesa Redonda – Museus, Acessibilidade e Inclusão com Milena Eich, Roberta Spader e Doutorando. Ernani Viana Neto
15h – Workshop – Tecendo Memórias – Condução: Doutoranda em história Ana Paula Almeida
16h15 – Intervalo – Coffee-break
16h30 – Palestra Educação Patrimonial com Me. Maria Beatriz Pinheiro Machado
17h30 – Visita Mediada à Exposição
19h – Abertura Oficial da Exposição Bruno Segalla: Monumentos e Memórias
Curadoria: Liliane Giordano, Ana Paula Almeida e Mariana Duarte
Link para inscrição: Na plataforma Sympla
Exposição Bruno Segalla: Monumentos e Memórias
Abertura: 24 de setembro, às 19h
Visitação: De 25/09 a 29/11/24
De segunda à sexta-feira, das 13h30 às 19h30
Mediação mediante agendamento
Entrada Franca
Local: Campus 8 – Universidade de Caxias do Sul (Av. Frederico Segala, 3099 – Samuara, Caxias do Sul)