O secretário municipal da Habitação, José de Abreu, anunciou na manhã desta sexta-feira (12) que as inscrições para os programas habitacionais no Município passarão a ser via internet. A pasta adquiriu um novo software e está em processo de treinamento da equipe. O anúncio ocorreu durante encontro do titular da pasta com a imprensa no Centro Administrativo.
O investimento no Habisoft foi de cerca de R$200 mil. O serviço on-line entra em funcionamento no dia 6 de outubro e ficará aberto permanentemente para inscrições gerais, visando atender diferentes programas habitacionais.
O secretário informou que o primeiro corte na lista irá ocorrer no dia 6 de janeiro. Os inscritos até a data irão participar da seleção do Programa Minha Casa, Minha Vida – faixa I – nos residenciais San Gennaro I e II. Os conjuntos habitacionais estão em processo de construção e devem ser concluídos em outubro de 2026. Serão 440 unidades em um investimento de mais de R$90 milhões. Também em janeiro, deve ser divulgada a lista das famílias contempladas.
José de Abreu explicou o objetivo de facilitar e agilizar o processo. Além disso, ressaltou que a iniciativa atende a busca por digitalização da pasta de Habitação. Também ponderou que a secretaria manterá atendimento presencial para quem não tiver acesso a internet ou dificuldade de usar a tecnologia.
Atualmente, além das moradias no San Gennaro, Caxias também terá a construção de apartamentos do Minha Casa, Minha Vida no Loteamento Morada do Vale. No local serão construídas 496 unidades. O projeto está em fase de edital para escolha das empresas interessadas na execução. O último empreendimento habitacional do programa federal – faixa I – na cidade foi o Rota Nova, inaugurado em 2017.