A empresa vencedora foi divulgada por meio de publicação extra do Diário Oficial Eletrônico (DOE) do município nesta quarta-feira (27). A gestão compartilhada da Unidade de Pronto Atendimento Central (UPA), passa a ser administrada pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), após os tramites necessários para a contratação da nova entidade gestora e que dependem do aviso prévio de 30 dias ao Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (InSaúde), atual administradora do espaço.
O instituto atuou recentemente no município, quando durante seis meses neste ano foi responsável pela gestão regional do materno-infantil do Hospital Pompeia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), durante o período de transição da maternidade para o Hospital Virvi Ramos.
De acordo com os critérios de aprovação, o Ideas recebeu a maior pontuação da comissão de seleção da Cenlic. Foram 86,8 pontos, representados por 70 nos critérios técnico e plano de trabalho e 16,8 no quesito preço. O Hospital Mahatma Ghandi, de Catanduva/SP ficou em segundo lugar seguido pelo Instituto Núcleo de Apoio às Políticas Públicas (INAPP), de Porto Alegre, enquanto as demais empresas que demonstraram interesse foram desclassificadas por não apresentarem propostas de preço.
O contrato está estipulado em R$ 165,24 milhões e deve ser dividido em 60 parcelas mensais de R$ 2,754 milhões. Além disso, possui vigência de cinco anos, com possibilidade de prorrogação até igual período. Por se tratar de uma gestão compartilhada, o serviço deve ser acompanhado e fiscalizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Agora, com a definição da empresa gestora deve ocorrer o período de transição da atual gestora, a qual o contrato se encerrou no dia 31 de outubro mas foi prorrogado até 31 de dezembro.
O Ideas se manifestou através de nota, que pode ser conferida na integra a seguir.
“O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) está muito feliz com o resultado publicado, mas observa que o processo está em andamento e ainda não há contrato assinado. A nossa organização tem a expertise necessária para prestar os melhores serviços à comunidade da UPA Central de Caxias do Sul. Hoje, a organização, que tem sede em Florianópolis, já atua em sete estados, incluindo o Rio Grande do Sul, e, especificamente em Caxias, já estivemos por um período emergencial no atendimento materno-infantil do Hospital Pompeia. Então, também conhecemos a realidade local. Além disso, com o contrato assinado, teremos um mês pela frente para fazer uma boa transição administrativa na UPA. Será um grande desafio, mas estamos preparados para essa missão.”
Sandro Demetrio, diretor executivo do Ideas