A comitiva formada por representantes de entidades da Serra Gaúcha, como Mobi Caxias, Corede Serra, CICs Serra e Cisga, esteve em Porto Alegre para uma reunião com o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi. O encontro teve como pauta os investimentos do Estado, por meio das principais concessões, para as rodovias da região.
Entre os principais temas abordados, se destaca o cronograma para o início das obras da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) na Rota do Sol. As intervenções incluem a duplicação da RS-122, no trecho entre o viaduto torto e o viaduto da BR-116, e a triplicação da rodovia entre Caxias do Sul e Farroupilha, além do trecho entre Farroupilha e Bento Gonçalves. Essas obras estavam previstas para começar em janeiro, mas ainda não foram iniciadas. Também foi discutida a contratação de uma empresa para a revitalização completa da Rota do Sol, com recapeamento asfáltico e recuperação de encostas.
O presidente da Associação Mobilização por Caxias do Sul (Mobi Caxias), Rodrigo Postiglione, destaca que havia a possibilidade de adiamento de até um ano para as principais obras previstas no contrato da CSG. No entanto, durante a reunião, o Governo do Estado confirmou que o prazo de atraso será limitado a quatro ou cinco meses, o que garante que obras como a duplicação da Rota do Sol e outros trechos sejam iniciadas pela concessionária ainda neste período.
Em outubro do ano passado, durante visita a Caxias do Sul, o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou a divisão das rodovias em cinco blocos, com investimentos superiores a R$ 3 bilhões. Entre as principais intervenções está a requalificação completa da Rota do Sol, que deve receber mais de R$ 130 milhões em melhorias, incluindo novo recapeamento asfáltico e recuperação de encostas. Durante o encontro com a comitiva, o governo estadual confirmou que o contrato com a empresa responsável por essas obras será assinado em fevereiro. As intervenções devem contemplar o trecho entre Caxias do Sul e Lageado Grande, além de melhorias na região entre Tainhas e a BR-101.
Outro ponto abordado foi o estudo em andamento para a implementação de pedágios no Polo 4, na Rota do Sol. Esse estudo visa viabilizar a duplicação de trechos específicos e a criação de terceiras faixas em pontos críticos da rodovia. As melhorias também consideram as futuras obras de infraestrutura do Aeroporto de Vila Oliva e o desenvolvimento do Porto Meridional, em Arroio do Sal.
Além disso, a criação do Conselho de Usuários de Rodovias, prevista no projeto inicial, foi debatida. As entidades presentes reivindicaram espaço no conselho para acompanhar obras, projetos, valores de pedágio e demais demandas relacionadas à região.
Também foram discutidas obras de infraestrutura em outros trechos importantes, como a recuperação da RS-448, entre Nova Roma do Sul e Farroupilha, e o asfaltamento da ERS-437, entre Vila Flores e Antônio Prado, como alternativa à BR-470. Esses projetos estão previstos no Plano Rio Grande e incluem recursos para fomentar o turismo e o desenvolvimento regional.