O Governador Eduardo Leite esteve em Caxias do Sul na manhã deste sábado (28) para acompanhar o trabalho do Gabinete de Crise Regional, que se concentra no Centro Integrado de Operações (CIOp), e que começou a funcionar na sexta-feira (27). Esta unidade reúne órgãos estaduais responsáveis em coordenar as ações para atender casos de deslizamentos, alagamentos e destelhamentos, que possam acontecer por causa dos temporais nos 49 municípios que fazem parte da região Nordeste, incluindo Caxias do Sul. Leite também acompanhou o trabalho que está sendo realizado pelo Gabinete de Crise Municipal, preparado para tarefas de prevenção voltadas às demandas específicas da cidade.
Segundo o prefeito, Adiló Didomenico, a ideia é somar esforços para enfrentar possíveis problemas, considerando a previsão da meteorologia que aponta para volumes superiores a 130 milímetros de chuva em pontos localizados na Serra.
O Tenente Armando da Silva, coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, explica sobre a atuação dos gabinetes de crise regional e municipal, que buscam oferecer uma resposta mais imediata em caso de fortes temporais.
O Governador Eduardo Leite também participou de reuniões neste sábado (28) para acompanhar os trabalhos de mobilização nos gabinetes de regionais instalados em Santa Cruz do Sul e Lajeado.