A chegada da Locomotiva que já integra o Largo da Estação chamou a atenção de todos, nesta quinta-feira (03). De acordo com o secretário adjunto de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Antônio Feldmann, em entrevista à Rádio Caxias, os gastos com a vinda dessa locomotiva para Caxias do Sul devem ficar em apenas 10% do montante total de R$ 500 mil, que foram aprovados pela Câmara de Vereadores, e que estão à disposição da prefeitura para custear demandas de retirada da locomotiva da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Canoas, até a instalação em Caxias. Feldmann criticou durante sua participação na Caxias, as falsas informações propagadas na internet, principalmente, por opositores ao governo de Adiló Didomenico (PSDB).
Ele defendeu a decisão do prefeito e da gestão administrativa quanto à instalação deste patrimônio histórico que fez também parte da trajetória do município de Caxias do Sul e que a decisão representa a valorização de um atrativo turístico na revitalizada Estação Férrea. Segundo o secretário, o gasto total, incluindo a construção de um pequeno trecho de trilhos e eventuais reparos no local de origem da locomotiva, em Canoas, não deve ultrapassar R$ 70 mil. Feldmann salientou que o montante de dinheiro, previsto para o restauro da Locomotiva, e que será feito no local onde ela está agora, ainda é incerto. De acordo com ele, a prefeitura vai solicitar orçamentos para empresas que disponham desse trabalho de restauro e um novo projeto pode ser enviado à Câmara solicitando apoio financeiro. Entretanto, o secretário adjunto não descarta a busca de recursos através de emendas parlamentares e da própria iniciativa privada.
A locomotiva foi doada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) à Ulbra de Canoas, onde ficou armazenada por cerca de 20 anos. Feldmann explicou que para viabilizar o transporte até Caxias do Sul, a prefeitura contou com apoio de empresas privadas que forneceram guindastes, guinchos e demais equipamentos de forma gratuita. Ainda de acordo com o secretário, o maquinário tem valor histórico e simbólico para a região, já que, no passado, percorreu o antigo trajeto ferroviário entre Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa e Montenegro. Feldmann destacou que uma locomotiva semelhante a essa, já restaurada, pode alcançar valor de mercado de até R$ 40 milhões.
Feldmann finalizou a entrevista explicando que, como a locomotiva já em solo caxiense, o município trabalha com a expectativa de um trabalho de restauro, já finalizado, no próximo ano (2026). De acordo com ele, outros municípios entraram em contato com a administração pública oferecendo até vagões que poderiam ser ligados à locomotiva. Defensor do trem regional na Serra Gaúcha, ainda quando secretário de Cultura do município, Feldmann lembrou o quanto seria importante, se questões técnicas permitissem que essa locomotiva andasse sobre um trecho de trilhos do Largo da Estação. Entretanto, explicou que no estado atual, a locomotiva apenas permanecerá parada nos trilhos, como prevê o projeto inicial.
Confira aqui a entrevista completa.