A Fundação Caxias está recebendo doações, consideradas essenciais, para ajudar as famílias afetadas pelas recentes chuvas na cidade. Itens como roupas de cama, toalhas de banho, colchões, travesseiros, água e alimentos não perecíveis estão sendo recebidos pelos servidores. A equipe responsável alerta que, por enquanto, não é necessário doação de roupas e agasalhos, eles ainda reforçam que a Campanha do Agasalho inicia dia 11 de maio e diversos pontos de coleta vão estar espalhados pelos estabelecimentos e órgãos públicos da cidade.
Dois abrigos estão disponíveis pela prefeitura para alojar as vítimas, situados no Ginásio do bairro São Caetano e Ginásio do SESI, e segundo o poder executivo, os locais recebem cerca de 100 pessoas, cada. Além destes locais, as famílias indígenas de Forqueta foram abrigadas no centro comunitário do bairro.
A presidente da FAS, Geórgia Tomasi, diz que os donativos estão concentrados na sede da Fundação Caxias, localizada na Rua Sarmento Leite, 2.189, no bairro Rio Branco, e no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, que fica na Rua Ivo Remo Comanduli, 897, no bairro Santa Catarina (descida dos Pavilhões da Festa da Uva). Ela ainda ressalta que não há necessidade de levar os donativos diretamente nos abrigos.
Ainda segundo números divulgados pela FAS, cerca de 30 pessoas da comunidade, entre elas crianças, foram transferidas com o auxílio da Guarda Municipal, da Fiscalização de Trânsito e da concessionária do transporte coletivo, que disponibilizou ônibus para a ação.
Como a previsão é de permanência da chuva e o risco ainda segue em alerta nas barragens, as famílias ficarão nos abrigos pelo menos até domingo.
Os serviços, tanto na Fundação Caxias quanto no Seminário Diocesano estarão de plantão neste final de semana: no sábado, das 8h às 17h e no domingo, das 8h às 11h30.