Nova Petrópolis prepara mais uma edição do Festival Sabores da Colônia, evento que evidencia a produção rural e colonial, bem como as heranças culturais deixadas pelos colonizadores do Rio Grande do Sul. Tradicionalmente realizado em junho, em 2024 o Festival ocorre de 30 de novembro a 15 de dezembro, com programação em sextas-feiras, sábados e domingos no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, com entrada e estacionamento gratuitos.
A edição 2024 terá a participação de mais de 40 agroindústrias, oriundas de Nova Petrópolis e de diversas outras cidades gaúchas. Produtos como queijos, geleias, salames, linguiças, copa, mel, biscoitos, pães e cucas, doce de leite, doces em calda, melado, rapaduras e pés de moleque, temperos e molhos, nozes e frutas cristalizadas, erva mate, chás licores, cachaças e graspa, e sucos e vinhos estão entre os produtos que serão comercializados ao longo dos oito dias de programação, como reforça Ari Arsênio Boelter, presidente do Sindicato de Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café.
Além disso, o Festival Sabores da Colônia contará com a participação de cinco cervejarias artesanais, dois espaços de alimentação, e mais de 20 locais dedicados à venda de artesanato, flores e outros produtos. Um dos pontos altos do evento serão os fornos à lenha, onde pães e cucas serão assados e disponibilizados para compra durante toda a programação.
Na Arena Show, serão realizados mais de 10 shows musicais com artistas dos gêneros bandas, gaúcho e sertanejo, além de apresentações de danças folclóricas alemãs e gaúchas, performances musicais, bandas tradicionais, competições de jogos coloniais e um espaço infantil que também promete entreter os visitantes.
O Festival Sabores da Colônia é uma realização do Município de Nova Petrópolis, através das secretarias de Turismo, Indústria e Comércio e de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café.
