Foram lançados oficialmente nesta semana, em solenidade no Palácio do Piratini, os Festejos Farroupilhas, que em 2024 têm como tema norteador o centenário do pajador Jayme Caetano Braun. O patrono das festividades será o músico Pedro Ortaça. Ainda durante o evento, ocorreu a entrega da medalha Simões Lopes Neto e homenagens à Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, e aos Centros de Tradições Gaúchas (CTG), que foram danificados pelas enchentes e prestaram ações solidárias durante este período de dificuldades.
A preparação para os Festejos iniciou com grande antecedência, o tema foi anunciado ainda em dezembro de 2023, através de um decreto do governador Eduardo Leite. Em entrevista para a Rádio Caxias, a presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Gabriella Meindrad, comentou sobre a escolha de Jayme Caetano Braun como homenageado.
Para além da menção à Caetano Braun, as festividades também serão uma homenagem a região missioneira, que possui um rico legado, tanto pelo patrimônio imaterial como pelas suas várias contribuições para a cultura gaúcha.
Para Gabriella, em 2024, a Semana Farroupilha terá uma representatividade muito maior, simbolizando a esperança do povo gaúcho em meio as adversidades enfrentadas e o espírito de união e reconstrução do Estado, após as tragédias de maio.
Quem é o homenageado
Jayme Caetano Braun, é uma figura de grande relevância cultural e intelectual para o tradicionalismo gaúcho. Oriundo de São Luiz Gonzaga, na região Noroeste, ele ganhou reconhecimento pelos seus poemas, pajadas e músicas, que destacavam as belezas e singularidades do Rio Grande do Sul. Foi membro e co-fundador da Academia Nativista Estância da Poesia Crioula, em Porto Alegre, além de divulgar seus poemas em jornais e programas de rádio. Em 2001, foi instituído por lei o dia 30 de janeiro como Dia do Pajador Gaúcho, em honra ao artista.