Nesta segunda-feira (11), ocorreu o evento de lançamento da 4ª edição da Festa das Colheitas, que será realizada entre os dias 7 e 23 de março de 2025. Durante a cerimônia de lançamento no Museu Ambiência Casa de Pedra, a coordenação da Festa das Colheitas apresentou à comunidade o cartaz da próxima edição. A peça criada pela Intervene Publicidade e Propaganda, conta com elementos que traduzem a fartura da colheita na região, com ilustrações de alimentos advindos da cidade que, atualmente, é a maior produtora de hortifrutigranjeiros do Rio Grande do Sul.
O ano de 2025 também será marcado pela celebração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Com o lema “A cultura italiana transformada em festa”, o foco do evento é representar a relação da cultura italiana com a prosperidade. O presidente da Comissão organizadora da Festa das Colheitas, Fernando Bertotto, comenta sobre a relação com cultura italiana e as expectativas para a Festa.
Organizada pela Comissão da Festa da Uva e Feira Agroindustrial, a feira faz parte do calendário oficial das comemorações dos 150 anos da imigração italiana, celebrando a colheita e homenageando a agricultura familiar. A 3ª edição do evento, realizada em 2023, reuniu mais de 40 mil pessoas, contando com 50 expositores, 20 famílias de agricultores e 15 pontos de gastronomia.
A programação da 4ª Festa das Colheitas será totalmente gratuita, ocorrendo no período de 07 a 23 de março de 2025, aos finais de semana (sexta, sábado e domingo). A feira contempla ainda apresentações artísticas de dança, música, teatro e de grupos folclóricos. Além de outras atividades culturais como oficinas de artesanato, os jogos coloniais, a realização de filó italiano, exposição e venda de artesanatos.
A Festa das Colheitas é uma realização da Festa da Uva e Ministério da Cultura, e financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura e PROCULTURA RS.